Estamos no ciclo 07/2014 que findará em 08/05. Veja o link da revista digital nas postagens deste blog.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DICA: como fazer uma horta comunitária




Melhorar a qualidade de vida, integrar uma comunidade, aproveitar espaços inutilizados, embelezar um local ou criar uma excelente atividade extracurricular para seus alunos. São diversos os motivos para criar uma horta comunitária. Em países como Inglaterra, Portugal e Israel elas são até comuns, mas no Brasil as iniciativas ainda são poucas. Se você tem vontade de começar uma, esta matéria contém dicas importantes para dar aquele gás no seu projeto.

Planejamento
As coisas funcionam melhor com um bom planejamento. Não tente fazer tudo de uma vez, tomar para si todas as tarefas e pensar que é só jogar sementes e pronto. Pense, antes de qualquer coisa, em quais são os seus objetivos, eles direcionarão outras escolhas. É uma atividade escolar, quer interagir com a comunidade ou embelezar um local? São inúmeras possibilidades. Saiba o que você pretende fazer para então procurar o lugar onde esta horta será plantada.
Pode ser dentro do seu condomínio, um terreno baldio, uma praça mal cuidada ou uma terrinha na escola. Deve ser um ponto onde as plantas peguem pelo menos 6 horas de sol diariamente. Quando o local for escolhido é muito importante pegar uma autorização com o proprietário. Se for dentro do seu condomínio é preciso uma autorização do síndico. Em uma escola, procure o diretor.
Se o terreno for público (como uma praça) é preciso procurar o órgão responsável pelo ordenamento do solo na sua cidade. Se pertencer a uma empresa (como o terreno onde está uma torre de celular), procure a empresa e sempre solicite uma autorização por escrito.

Formando o grupo
Agora que você já sabe onde e o quê quer fazer, é hora de procurar parceiros. O boca-a-boca é a maneira mais válida. Organize uma reunião, pergunte a conhecidos e tente espalhar para o maior número de pessoas. Utilize as redes sociais como Facebook e Twitter para entrar em contato com outros que estariam interessados no desenvolvimento da horta.
Se você já faz parte de um grupo, melhor ainda. É preciso, em grupo, decidir o que fazer com o resultado final da horta. Os produtos serão bonitos e todos terão orgulho deles e nisso poderá vir a desavença no destino do que foi plantado. Existem hortas onde tudo é dividido igualmente, outros procuram instituições de caridade para fazer doações ou vocês poderão optar pela venda, criando uma renda extra para os envolvidos.

Divisão de tarefas
Esta parte pode ser complicada e dependerá muito da sua capacidade de lidar com pessoas. Em primeiro lugar, não tente puxar todas as tarefas para si. O mais provável é que a horta comunitária tomará muito do seu tempo e você acabará desistindo. Da mesma forma tome cuidado para não sobrecarregar as pessoas, para que algo semelhante não aconteça com elas.

Orçamento
Para dar o pontapé inicial na horta comunitária será necessário algum capital. Ferramentas, terra vegetal, sementes e outros detalhes deverão ser pagos pelo grupo.
A forma de aquisição deste montante poderá ser feito através da divisão das despesas entre os membros do grupo ou através do patrocínio de alguma empresa, ONG ou governo. Selecione membros do grupo para procurar estes patrocínios.
Vocês podem afixar alguma plaquinha informando quem patrocinou aquela horta ou até mesmo dar o nome de alguma empresa a ela. A administração deste orçamento deve ser feita da forma mais transparente possível, de preferência sendo dividida entre algumas pessoas diferentes.

Material
Apesar de parecer simples cuidar de uma plantação, é preciso conhecer as necessidades dos vegetais que pretende cultivar. Serão necessários conhecimentos sobre espaçamento das sementes e irrigação para cada um deles, além de plantio e compostagem. Prefira vegetais de fácil cultivo em sua região, adaptados ao clima e que não tenham muita vulnerabilidade a pragas.
Se precisar pode também procurar auxílio em cursos e faculdades de agronomia, onde alguma turma ou professor poderá dar dicas para este empreendimento.

Vandalismo
Quando a horta estiver começando a crescer, ou chamar a atenção das pessoas, é possível que este problema aconteça. Nem mesmo um muro conseguiria parar alguém disposto a destruir uma horta (ou qualquer tipo de trabalho), mas algumas coisas podem ajudar a manter os vândalos longe.
Uma plaquinha indicando que esta é uma horta da comunidade. Uma cerquinha para demarcar a área destinada ao projeto. Tente envolver as pessoas da comunidade no projeto mesmo que elas não queiram trabalhar ativamente nele. Chame-as para conhecer a horta, pois isso fará com que saibam que aquele projeto é de todos. Se houver um vizinho ou morador que tenha uma janela virada para o espaço da horta, converse com ele.
Agora é partir para o projeto propriamente dito. Planeje-se, divirta-se e tenho certeza que sua horta comunitária será um sucesso!


MAIS INFORMAÇÕES:



Compostagem caseira de lixo orgânico doméstico http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf


 
Natura Ekos Colheita, PROMOÇÃO R$30,00 

Nenhum comentário: